Cool

As 10 melhores praias do Nordeste

23/12/2009

1. Fernando de Noronha – Pernambuco

Além do fato de possuir uma beleza estonteante, Noronha faz parte de um Parque Nacional Marinho com uma rígida estrutura em relação ao patrimônio ambiental, que procura adaptar o homem à natureza e não o contrário. Enquanto essa estrutura for mantida, a Baía do Sancho, a Praia do Leão e a Baía dos Porcos, naturalmente belas, estarão sempre no topo de qualquer lista de praias perfeitas.  O arquipélago é formato por 21 ilhas, ilhotas e rochedos, totalizando cerca de 26 km² de extensão. O arquipélago é um dos lugares mais bonitos e preservados do planeta e se mantém assim desde seu descobrimento, em 1503, pelos portugueses. Fantásticas praias desertas, trilhas em meio à exótica vegetação e um dos mares mais limpos do planeta, riquíssimo em peixes multicoloridos, e com visibilidade que pode ultrapassar os 40 metros. Não é à toa que as tartarugas-marinhas escolheram o arquipélago para desova e os golfinhos, para o descanso e acasalamento

2. Jericoacoara – Ceará

A praia de Jericoacoara foi considerada por várias revistas internacionais como a mais bonita do país e uma das dez mais lindas do mundo. Suas dunas móveis gigantes, a oscilação de suas marés, as lagoas transparentes, mangues, mata restinga, coqueirais, serrotes, formações rochosas, pedras moldadas pela força dos ventos, morros, toda sua extensão litorânea compõe realmente um cenário impressionante. Os moradores da região ainda guardam a inocência e pureza de quem se manteve afastado da civilização moderna. Eles se referem à Jericoacoara pelo apelido carinhoso de Jeri e os turistas que visitam este recanto são tratados não apenas como visitantes, mas como amigos transformando-se em cúmplices desse lindo lugar. Os segredos dos piratas que ali chegaram à 400 anos ainda pairam no ar fazendo deste recanto um lugar mágico, único no planeta.

3. Porto de Galinhas – Pernambuco

Há oito anos foi criado um concurso pela revista Viagem & Turismo e desde então Porto de Galinhas é eleita, de forma invicta, como a melhor praia do Brasil pelos leitores. É conhecida nacionalmente pela beleza de suas piscinas naturais. Seu nome teve origem quando o tráfico de escravos já estava proibido. Mesmo assim, contrabandistas aportavam com os porões cheios de africanos e, para despistar, gritavam: “Tem galinha no Porto!”. Distante apenas 60km do Recife, o balneário de Porto de Galinhas recebe anualmente cerca de meio milhão de turistas em busca de sol, mar e natureza. O passeio de jangada por esse tanques naturais proporcionam uma experiência inesquecível. Durante o percurso, enormes cardumes de peixes chegaram bem perto do barco demonstrando que não conhecem a ação predatória do homem.

4. Praia do Espelho – Bahia

O litoral baiano abriga verdadeiras jóias da natureza e um dos locais que faz parte desse tesouro, sem dúvida é a Praia do Espelho. Praia do Curuípe é o nome oficial dessa belíssima extensão de areia e águas claras. Ela ganhou o apelido de Praia do Espelho por causa do efeito provocado pelo reflexo do sol nas piscinas naturais formadas pelo mar. Localizada no distrito de Caraíva, dento do município de Porto Segura, a Praia do Espelho é uma ótima opção para quem deseja sossego, sol e mar. Celebridades nacionais e artistas internacionais já se refugiaram nesse paraíso que até 2006 não possuía energia elétrica. Atualmente, no distrito de Ceraíva está sendo instalada uma rede de energia com fios subterrâneos. Esse tipo de iluminação foi escolhida para não prejudicar o estilo rústico e aconchegante do vilarejo. O visitante desde lugar pode sentar-se em uma cadeira à beira da praia e admirar a linda paisagem, durante o dia banhado pelo sol, protegido pela sombra de um coqueiro, à noite, sob a luz da luz e das estrelas.

5. Trancoso – Bahia

Sob as encostas da vila podemos encontrar maravilhosas praias e areias brancas margeadas ao norte e ao sul por rios que correm para o mar. É lá que se escondem grandes dunas de areia e pequenas piscinas naturais para nadar e relaxar. O Quadrado de Trancoso reserva muitos lugares históricos, simpáticas lojas e artesanato, além de excelentes restaurantes. À noite, as luzes das tochas e velas iluminam as casinhas enquanto nativos e turistas podem ser vistos passeando sob o luar. Como Trancoso tem uma extensão de praias enorme, cada uma recebe um nome, porém todas são conhecidas comumente por Praias de Trancoso. São praias de águas mornas e transparentes, coqueirais, mangues, rios e uma mistura de raças e credos.

6. Canoa Quebrada – Ceará

Tem 365 dias de sol por ano, pouca chuva, mar calmo e transparente, de um verde quase azul, enormes dunas multicoloridas e uma zona desértica de fascínio raro e selvagem. Seu clima é sempre agradável (entre 24 e 30 graus) com um vento forte e refrescante que oscila o ano todo e favorece a prática de surf. Existem atividades para atender todos os gostos: desde tranquilas caminhadas, vôlei de praia, frescobol, passeios ecológicos e esportes radicais como sandboarding nas dunas, passeios de bugie ao longo do litoral, excursões a cavalo ou jangada. Em 1650, o navegador português Francisco Ayres da Cunha encalhou no litoral de Canoa Quebrada. Daí vem o nome. Desde então, seu vilarejo é povoado por pescadores que sobrevivem da peca com jangadas feitas de troncos amarrados.

7. Praia do Gunga – Alagoas

Localiza-se a 33Km ao sul de Maceió e sua orla tem coqueiros a perder de vista. Areias brancas e claríssimas, tocadas por um mar de verde exuberante. A praia é formada pela saliência de um bico de areias e sempre foi a preferida pela alta sociedade alagoana que a frequenta com suas lanchas e jet skis. Para os turistas, existem as escunas que os levam até a praia logo pela manhã e buscam ao cair da noite. Do pequeno porto de atracação da Barra de São Miguel partem as embarcações – barcos, jangadas, saveiros, escunas – que levam às praias do Gunga, que é certamente a maior extensão de areais do litoral alagoano.

8. Praia dos Carneiros – Pernambuco

Localiza-se no encontro das águas escuras do rio Formoso, com as águas cristalinas do mar. Selvagem, paradisíacas, encantadora, inesquecível, são alguns adjetivos para tentar definir a Praia dos Carneiros. A maioria das praias próximas a estuários apresenta água de tonalidade escura, barrenta, porém a natureza foi generosa com Cerneiros que tem águas azuis, tranquilas, mornas, com sua barreira de arrecifes que forma piscinas naturais. Em toda sua extensão, a única construção que se destaca na beira-mar é a pequena e acolhedora Capela de São Benedito, construída há mais de 200 anos entre milhares de coqueiros que se voltam para o mar, como que para admirar a beleza do local.

9. Praia do Forte – Bahia

O nome Praia do Forte, surgiu por causa da residência fortificada, erguida por Garcia D’Ávila, almoxarife do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Souza. Em 1551, Garcia ergueu a construção em uma colina de 70 metros acima do nível do mar e, naquela época, se chamava Casa da Torre. A lindíssima praia, ornamentada por coqueiros, tem uma grande extensão de recifes de corais que, na maré baixa, formam piscinas naturais de águas cristalinas. Além disso, as águas quentes da Praia do Forte são um convite às baleias, principalmente as da espécie Jubarte, que migram da Antártida para se acasalar, partir e amamentar. Quem visita a praia pode ter o prazer de ver esses belíssimos animais ensinando seus filhotes recém nascidos a nadar, respirar e saltar.

10. Taipus de Fora – Bahia

Sua linda orla marítima é repleta de coqueiros, areia grossa e amarela e uma variedade incrível de peixes exóticos e coloridos. Maraú, que se originou de Mayrahú, significa luz do sol ao amanhecer e era uma aldeia indígena que foi descoberta em 1705 pelos frades capuccinos italianos. Poucos lugares do mundo puderam manter seu charme e natureza preservados como Taipus de Fora. Sua atmosfera e tudo ao seu redor nos leva ao encontro do primitivo com suas piscinas em recifes e corais, vasto coqueiral, cachoeiras, ilhas e manguezais. As águas calmas e o vilarejo sossegado formam um cenário belíssimo que deixa qualquer um encantado. Inclusive, muitos de seus moradores são turistas que foram visitas o locar e por ali ficaram, atraídos pela beleza do lugar.

You Might Also Like

45 Comments

  • Reply drik 24/12/2009 at 11:01

    Lugares lindos!

  • Reply Duda Lima 24/12/2009 at 12:06

    @drik: São ótimos lugares para se passar as férias! Aproveita! :)

  • Reply Eduardo 24/12/2009 at 14:44

    Ridículo, não tem uma praia do RN. Lista furada sem vergonha.

  • Reply Duda Lima 24/12/2009 at 15:33

    @Eduardo: Eduardo, me diga alguma praia do RN que bata essas daí. Não nego que as praias do RN são bonitas, mais essas são extremamente bonitas! Abraço

    • Reply adraino mendonça 19/11/2010 at 22:05

      Por exemplo PONTA NEGRA E JENIPABU ?
      Sem falar de Pipa,Piranji do Norte e do Amor
      Adriano Mendonça

  • Reply Fabiano Monteiro 24/12/2009 at 17:01

    Concordo com o Eduardo e a Duda Lima, mas existem outras praias bonitas como essas

  • Reply Leonardo Camiza 24/12/2009 at 17:17

    @Duda Lima: Ponta Negra é muito bonito mas não bate nenhuma dessas. Vê nesse link uma foto da Praia do Gunga q eu tirei, bem mais bonita que a que tu colocaste:

    http://drp.ly/6Jo4C

    Feliz natal!

  • Reply Duda Lima 26/12/2009 at 05:16

    @Fabiano Monteiro: @Leonardo Camiza: Muito boa a foto Leo! Parabéns :)

  • Reply Duda Lima 26/12/2009 at 05:16

    @Fabiano Monteiro: Sim, sim, sim!

  • Reply Pat Condell 28/12/2009 at 01:03

    Você só esqueceu de dizer onde ficam a Praia dos Carneiros e a Praia do Forte. Em que cidade e estado???

    Como poderemos conferir sem saber ao menos onde fica?

    • Reply adraino Mendonça 19/11/2010 at 22:07

      Carneiros é em PE e Forte é BA perto de Arembepe

  • Reply Andre Borghi 28/12/2009 at 01:20

    Oi Duda, excelente matéria.
    Só acho que faltou dizer onde é a Praia do Forte e a Praia dos Coqueiros, a não ser que sejam ambas em Alagoas e por isso você não repetiu.

    Abraço.

  • Reply Lucas V. 28/12/2009 at 07:23

    Abri esse link pensando justamente nas praias de PE. E elas estão aqui, Fernando de Noronha, Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros.
    Sou pernambucano e das três não conheço Fernando de Noronha.
    Estou indo p/ Porto de galinhas em Janeiro.

    Muito bom o post.

    Duda, se interessar uma parceria de blog é só procurar por DESFOLKING no google. Não to conseguindo por o link aqui.

  • Reply Karen 28/12/2009 at 11:07

    Beem bonitas. Aqui no RS, as praias não são tão bonitas assim. Gostaria de conhece-las.

  • Reply U.V 28/12/2009 at 11:12

    O que poucos sabem é que em janeiro aqui em pernambuco Porto de galinhas e Tamandaré se transformam quase que numa metropole mundial, com gente de diversos paises, e dai rola muita pegação, festas open-bar, baladas com muito eletronico, etc.. algo digno de ibiza praticamente kkkkk

  • Reply Duda Lima 28/12/2009 at 11:59

    @U.V: Literalmente uma Rave sem fim no período das férias!

  • Reply Duda Lima 28/12/2009 at 12:00

    @Karen: Sinta-se convidada Karen! ^^

  • Reply Duda Lima 28/12/2009 at 12:11

    @Pat Condell: Pronto Pat, agora você pode conferir as praias, problema corrigido! :)

  • Reply erlon 28/12/2009 at 12:37

    pow… vc já viu alguma foto da praia de coqueirinho na Paraiba?… é linda….

  • Reply Luiz Gomes - Jo&atil 28/12/2009 at 12:38

    putzzzz…
    te pelo menos umas 5 praias no RN mais bonitas q algumas q foram postadas…
    é pensar antes de fazer, ok?

  • Reply Pritty 28/12/2009 at 13:22

    Baia Formosa em RN é linda! Gostei mais que muita praia nessa lista! E olha q nem sou mto fã de praia…

  • Reply Marcio 28/12/2009 at 13:31

    Sou baiano de SSA, informo que na Bahia tem praias mais bonitas, ex: Boipeba, Morro de São Paulo, Itacaré… Outra coisa, conheço muito bem praia do forte e nunca vi a praia da foto, creio que confudiram, primeiro que la não tem dunas. Abraço

  • Reply Duda Lima 28/12/2009 at 15:12

    @Andre Borghi: Foi erro de digitação mesmo André, mas já corrigimos! Abraços

  • Reply Cristina 28/12/2009 at 17:35

    Praia dos Golfinhos em Pipa é linda.. senti falta das praias do RN nessa lista. Tem muitas praias lindas naquele lugar.

  • Reply Vinicius 05/01/2010 at 16:42

    Sou do interior do Ceara, e todas as ferias me reuno com amigos e vamos pra jeri, é realmente um lugar magico e não enjoa nunca, sempre tem coisas novas a serem percebidas, lindo, lindo, lindo mesmo, vale a pena.

  • Reply Eduardo 16/01/2010 at 00:14

    Belas fotos e belas praias. Já passei férias em porto de galinhas e tive a oportunidade de conhecer também a praia dos carneiros, as duas são espetaculares, e parabéns pelo blog.

  • Reply Jorge Salles 20/01/2010 at 12:27

    Oi Duda, parabéns pelo Blog..

    Duda aqui em Sergipe tem a Praia do Saco que entrou na lista das mais bonitas do mundo pelo guia francês 'Grands Voyageurs’ (axo que foi em 2006, num sei) e foi eleita junto com Jericoacoara e Morro Branco, no Ceará e Lençóis Maranhenses, no Maranhão como as mais belas do Brasil.

    nesse artifo tem várias fotos http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=36

    Claro todas as que foram colocadas no post são maravilhosas, mas o menor estado do pais também tem prais paradisíacas.. Ah tem um projeto de uma empresa francesa junto com uma brasileira de construir entre as prais do Saco e a do Abaís um complexo turístico chamado Porto Cristovão bem maior que a Costa do Sauípe e com hotéis, atracadores para cruzeiros, 60 mil residencias se não me engano, piscinas (cobertas e ao ar livre), campos de golfe, centros de convenções. um mega projeto!

    Abraço, Jorge.

  • Reply debora 04/02/2010 at 13:46

    discordo da duda e eduardo .pois sao praias maravilhosas
    pois nao conheço nem uma praia melhor do que essa

  • Reply Andres 21/03/2010 at 09:24

    Se quiser uma foto linda da praia mais linda do Brasile terceira do mundo, escolhida por revista de turismo (nao sou eu que estou falando), veja esta aqui….
    http://farm1.static.flickr.com/162/350632512_bc36

  • Reply Helivan 02/04/2010 at 08:17

    Boa lista, sem dúvida nenhuma algumas das melhores praias do brasil se encontram no estado da bahia.

  • Reply Wads 31/05/2010 at 16:26

    É mais que fato, que as praias do Ceará e de Pernambuco, estão colocadas corretamente na lista. Não mudaria nada.

  • Reply Silvio 15/07/2010 at 06:41

    Quem dera ser um peixe …Muito lindas. Sou de Porto Alegre e, aqui no RS não fomos contemplados com estas maravilhas. Litoral privilegiado, aqui no sul, começa em SC.

  • Reply Michele 12/11/2010 at 00:30

    Lindasss

    É pessoal quando falamos de praias do nordeste ficamos assim todos euforicos, sabem pq são as mais lindas do mundo sou carioca e estou aqui em R.N e a cada dia que passa fico mais apaixonada por esse mundão danado de lindo. Só para completar : Eu que achava que as praias Rio eram lindasrssssme enganei rssss abraçoss

  • Reply fabricio 26/11/2010 at 16:10

    A praia do forte em questão é a da Bahia, mas a foto é da praia do forte do Rio de Janeiro ( arraial do cabo/cabo frio ) !!! A foto está incorreta. Aliás conheço as 2 praias e são magníficas, mas fico com o forte do Rio………….

  • Reply janaina 24/12/2010 at 02:12

    af, ja até cansei de canoa quebrada, meu pai so sabe ir pra la af.

  • Reply gina 21/04/2011 at 21:53

    muito bom! já que todos conhecem bem as praias do nordeste, eu não conheço nenhuma, mas queria escolher uma que podusse morar com o meu cachorro labrador, penso em procurar algo bem simples, uma praia tranquila sem badalação, coisa para a gente se aposentar, todas as fotos são maravilhosas, mas sei, lá voces tem alguma dica?

  • Reply `Pedro 02/07/2011 at 21:44

    gostaria de estar em uma dessas lindas praias curtindo um descanço merecido .Vale a pena curtir as praias mais lindas do mundo;

  • Reply Cláudia 09/08/2011 at 17:24

    Bem…eu tiraria da lista canoa quebrada e incluiria a praia de Galinhos – RN é mágica e inexplorável…Canoa Quebrada já era…esta suja e sem conservação…fui em janeiro de 2011, mais bonita que Canoa é a praia das fontes em Beberibe. Ah…cresci indo para Praia dos Carneiros…que saudade de quando era deserta…rs…

  • Reply Daniella 14/08/2011 at 19:47

    Olá Duda! Adorei a sua lista, pois,já andei um pouquinho o nordeste brasileiro e na minha opnião esta lista diz tudo… Algumas listas na net são furadas…

    Abraço

  • Reply James Brelaz 12/09/2011 at 16:01

    Só faltou as fotos das outras praias para ser um ótimo Post, mas parabéns pela informação!

  • Reply REH GERMANO 15/09/2011 at 13:15

    Amigos, queria saber de vocês se vocês sabem alguma praia que comece com a letra S ?
    Estou ajudando minha filha a fazer um trabalho de escola, e está meio difícil de achar.
    Se puderem me ajudar, vou agradecer muito !

    Eduardo, algumas praias do RN são lindas mesmo, tive a oportunidade de ver fotos de amigos que foram e amamaram, vale a pena mesmo!
    ;)

    Obrigada por enquanto!

    • Reply Duda Lima 20/09/2011 at 23:31

      Renata, eu não sei te dizer. Melhor você procurar no Google mesmo, ele deve te orientar melhor.

  • Reply paty 11/10/2011 at 15:11

    oi gostaria de saber em quanto fica 7 dias na praia do forte na bahia para 2 adultos e 3 crianças,obrigado

  • Reply samara 01/11/2011 at 21:32

    e a de boa viagem a mais badalada da capital pernambucana

  • Reply railson rodrigues 14/11/2011 at 20:42

    muito bom viajar por esses lugares….

  • Leave a Reply